A Bíblia não pode ser interpretada à margem da Igreja

Pontos de meditação sobre a relação Bíblia-Igreja

A Bíblia não pode ser compreendida corretamente se for separada da Igreja, onde nasceu.

1. A Igreja não nasceu da Bíblia, porque a Igreja é anterior à Bíblia. Ou seja, primeiro veio a Igreja e dela nasceu a Bíblia. O mesmo se deu acerca de Israel, se nos referirmos ao Antigo Testamento (o que se deu também com a Igreja cristã, se nos referirmos ao Novo Testamento).

Quando os livros do Novo Testamento foram escritos, a Igreja já tinha sido fundada por Cristo, pois -recordemos - que Cristo morreu e ressuscitou por volta do ano 30, enquanto que os livros do Novo Testamento foram escritos muito tempo depois. Por exemplo, o Evangelho de São Marcos foi escrito por volta do ano 64; São Lucas escreveu o seu Evangelho entre os anos 65 e 80; dessas datas, mais ou menos, provém o atual Evangelho de São Mateus. Os primeiros livros do Novo Testamento são as cartas de São Paulo, escritas entre os anos 51 e 67. O último foi o Apocalipse, escrito entre os anos 70 e 95.

2. Quando a Bíblia foi escrita (em concreto, o Novo Testamento), a Igreja já era uma comunidade viva, governada pelos apóstolos e por seus sucessores, que transmitiam de viva voz a Palavra de Deus. Nem tudo o que ocorreu foi posto por escrito, nem sequer da vida e da pregação de Jesus (João 21,25; 2Tessalonicenses 2,15; 2Timóteo 1,13; 2,2; 2João 12).

3. A Bíblia é verdadeira Palavra de Deus, e devemos crer e obedecer tudo o que ela nos ensina e manda. Porém, Jesus Cristo não veio para escrever uma Bíblia. Ele veio para inaugurar o Reino de Deus e para isso fundou uma comunidade (a sua Igreja) que fosse no mundo o anúncio e o início permanente desse Reino. Aos seus apóstolos, Jesus não mandou que compartilhassem Bíblias, mas que pregassem e dirigissem a Igreja em seu Nome (Mateus 28,19; Lucas 10,16; Romanos 10,17). Aos seus discípulos, Jesus não mandou que lessem a Bíblia para que conhecessem a sua vontade, mas que seguissem a sua Igreja e as autoridades que constituiu nela (Atos 9,6-17; Mateus 18,15-17). Isto mesmo fez YHWH no Antigo Testamento (Deuteronômio 17,8-13).

Encontramos na Bíblia partes difíceis de ser entendidas e que muitos corrompem o seu sentido, razão pela qual é necessário que alguém, inserido plenamente na Igreja, ajude a compreendê-las (2Pedro 3,16; Atos 8,29-31).

4. A Igreja cristã do século I era guiada pela Palavra de Deus. Porém, esta não estava apenas nos poucos livros escritos por alguns dos apóstolos, mas também era encontrada nas palavras e atos de Jesus, na pregação dos apóstolos, na orientação que davam continuamente à pregação dos apóstolos e na orientação que davam continuamente à Igreja e que ela recolhia, conservava e vivia com fidelidade. A este conjunto de orientações vivas de Cristo e dos apóstolos (que não foram escritas) é que a Igreja chama de "Tradição", a qual se formou na própria vida da Igreja, em suas instituições, em seu cultos e - sobretudo - na sua maneira de compreender as questões estabelecidas na Bíblia.

5. A Tradição é a atmosfera e o ambiente em que esta (a Bíblia) foi escrita e é a chave para interpretá-la corretamente. A Tradição é a vida e a fé da Igreja do século I que, juntamente com a Bíblia escrita, foi conservada e transmitida fielmente.

Traduzido pelo Veritatis Splendor por Carlos Martins Nabeto, diretamente do site https://www.apologetica.org.

Comentarios

Data: 15/12/2010

De: Jurandy Barbosa

Assunto: A Verdade de Cristo não é um quebra-cabeça!

É muita presunção mesmo! Qual a razão de se querer manter o monopólio das interpretações bíblicas ? É claro e evidente que isso visa manter o absoluto controle sistemático da massa cega católica. Impor esse regime é o mesmo que ostentar-se na vitrine da arrogância; é substimar o senso racional humano e reduzí-los a pobres ignorantes, incapazes de discernir o simples do complexo; é torná-los em inteira dependência a um ponto dominante! Afinal, quem precisa de subsídio teológico para entender na Bíblia : Que há somente um Deus? Que Esse Deus estabeleceu, de forma definitiva, O Culto monoteísta e, que todas e quaisquer variações litúrgicas que o descaracterize como tal, perderia suas propriedades bíblicas ? ... Que Jesus é a única providência divina para a reconciliação da humanidade consigo mesmo? Que o sangue de Jesus vertido no Calvário foi proposital, visando a redenção completa do pecador a partir de sua confissão e conversão a Cristo? ( A INVENÇÃO DO PURGATÓRIO E DAS CARTAS DE INDULGÊNCIAS SÃO AGUDAS AFRONTAS ÁS CREDENCIAIS DO SANGUE DE JESUS ). Bom, na verdade a igreja romana permanece erguida sobre as perenes colunas dos sofismas IN VATICANO resguardadas sob o rótulo de Igreja Cristã ... A Jezabel do Apocalípse, semelhante ao Império Romano em sua época, está com seus dias de império religioso dominante contados. Jesus logo descerá nas nuvens rodeados por seus Anjos para arrebatar ao Reino concreto do Pai e, pronunciar a devida sentença àquela que tem dado de beber de seu vinho embriagador ( sua doutrina doce; derivada do mundo pagão ) aos reis, os poderosos ... Apocalípse 17. 1-6

Data: 20/05/2011

De: Anderson Filho

Assunto: A Verdade de Cristo não é um quebra-cabeça!

Porque cada qual se acha investido de poder para interpretar a Bíblia, ignorando o magistério da Igreja, é que temos 50.000 denominações protestantes. Cada qual interpretando do seu próprio jeito e todos dizendo-se certos e inspirados pelo Espírito Santo. Cada crente é uma igreja e logo que contrariado muda de denominação quando não funda a sua própria.
O que diz a Bíblia sobre si mesma ? Nada. No mínimo a bíblia deveria dizer de si mesmo ser a única fonte de interpretação.
O que diz a Bíblia é: "A igreja é coluna e sustentáculo da verdade".
O que isso quer dizer ?
Quem sem a Igreja a verdade não se sustenta.
Ora, se todos podem interpretar a Bíblia, se todos são inspirados pelo Espírito Santo, para que servem denominações protestantes e pregadores ?
Basta entregar uma Bíblia a cada crente e toda e qualquer pessoa poderá interpreta-la pessoalmente.
A Bíblia diz justamente o contrário. Interpretação alguma é de caráter individual.
Para que serve o protestantismo se cada qual pode interpretar livremente ?
E qual a função do Espírito Santo se todos podem conhecer a verdade apenas a partir da leitura da Bíblia ?

Data: 15/12/2010

De: Jurandy Barbosa

Assunto: Sou muito inteligente mesmo,viu !!!

É impressionante a obcessão dos mariólatras em relutar para justificar seus desfalques bíblicos! E, jogar a responsabilidade de orientação espiritual para os seus líderes, no que tange a doutrina da salvação, é uma desculpa descabida. Os textos áureos que formatam o corpo doutrinário da salvação, dispensam qualquer ferramenta especial no sentido de alcançar seu real sentido, pois a forma explícita aos quais estão escritos nos comunica um entendimento imediato e unânime. Por exemplo: Está escrito em João 3.16 Pq Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. João 14.6 ... Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguêm vem ao Pai senão por mim. Em I Tm. 2.5 diz: Porquê há um só Deus e um só MEDIADOR entre os homens, Jesus Cristo, homem. I João 1.7 Se andarmos na luz ... e o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. De fato ninguêm que pretendendo conhecer a verdade sobre a salvação ofertada por Deus, há de se confundir ao ler esses textos de mensagens tão transparentes. Aqui se percebe que Deus nos ama a ponto de entregar seu único filho pra nos salvar e, que Seu filho ( jesus ) é o único caminho que nos conduz a Ele, sendo também este, o único intercessor do homem diante de Deus Pai. Acho que a razão de os romanistas mariólatras permanecerem perpetuamente em seus erros é pelo fato de ainda não entenderem a objetividade clara desses e outros textos bíblicos. Querem uma boa razão pra lerem a Bíblia? Descubram vocês mesmos ao lerem ( João 5.39 )

Data: 09/12/2011

De: Anderson

Assunto: Re:Sou muito inteligente mesmo,viu !!!

O problema do protestante é fazer-se sábio aos seus próprios olhos. A Bíblia diz que apenas a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. Ou seja, sem a Igreja a verdade não se sustenta. Por outro lado, a Bíblia diz que interpretação alguma é de caráter privado. E o que o protestante faz ? Ignora a Igreja e interpreta por si só a Bíblia. Na verdade o protestante que condena a infalibilidade torna-se infalível para si mesmo. Cada crente é um super papa, infalível para si mesmo. E assim ele pensa que pode contestar o catolicismo e a Igreja com seus 2000 anos e depois acaba por contestar os seus próprios pares, razão pela qual dividem-se em várias denominações, porquanto cada qual interpreta a Bíblia de um jeito e apenas a interpretação pessoal de cada um é que está sempre certa. O protestante lê apenas o que quer da Bíblia e ele próprio escolhe o que irá seguir da Bíblia, de Lutero, de Calvino, dos pregadores atuais e assim ele firma a sua doutrina pessoal, tornando-se apoligista de si mesmo. Veja o que o colega disse: "Só há um mediador entre DEUS e os homens" Protestante, leia a frase até o final. Vamos ver ?
Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.1 Timóteo 2:5-6
Você leu até o final ?
Mediador que deu de si mesmo em resgate pelos homens.
A Bíblia está falando do único sacrifício agradável a DEUS. O único que salva o homem. Não se ensina no catolicismo que outro sacríficio ou Maria podem obter a redenção do gênero humano. Maria é intercessora no tocante as graças e não no tocante a salvação. Ela nos leva a Jesus Cristo e ele nos leva a DEUS. Mas o protestante só lê o que interessa e por isso confunde tudo. Maria também foi salva pelos méritos de Jesus Cristo. Por isto dizemos Salve Maria. Não dizemos salve Jesus, porque ele não precisa de salvação. A Missa Católica é 100% cristocêntrica. Muito mais do que qualquer culto protestante onde se fala de Abraão, David, Moisés, etc...
Por isto a homilia diária que é igual em todo o mundo, nada parecido com o que se vê no protestantismo, onde cada qual "prega" o que quer, só se prega o novo testamento, sendo o velho testamento referência para nos revelar o amor de DEUS e seu modo de agir na vida do seu povo através dos séculos. O que é a Eucaristia ? É o sacrifício de Jesus Cristo na Cruz. O único agradável a DEUS. Como vocês não fazem o sacrifício agradável a DEUS, mas apenas cantam e honram Jesus com os seus lábios, acabam por confundir adoração com veneração. Adoração significa oferecer sacrifício. E isto só acontece na Igreja Católica. Veneração é o que fazemos com os nossos lábios. Assim veneramos Maria e adoramos a Jesus. Como vocês veneram Jesus ao invés de adora-lo, julgam que a nossa veneração a Maria é uma espécie de adoração. Julgam errado. Vocês veneram Jesus e nós veneramos Maria. Nós adoramos Jesus e vocês adoram a si mesmo fazendo-se ídolos de si próprios quando se julgam infalíveis na interpretação da Bíblia. Julgam-se mestres e apologistas, muito embora a Bíblia condene a interpretação privada. Consulte o velho testamento e veja que toda adoração importa em sacrifício. E o sacrifício perfeito e agradável ao Senhor só se cumpre na Igreja Católica. Consulte os antigos profetas do antigo testamento e veja lá se você não encontra profecias a respeito do sacrifício que é realizado na Igreja Católica. O profeta fala claramente do sacrifíciio diário, oferecido em todo o mundo do começo da manhã até o por do sol. Onde se vê tal sacrifício ?
Por outro lado, a Bíblia diz que Maria seria aclamada como Bem Aventurada por toda as gerações. Está na Bíblia protestante. Pergunto: Onde se cumpre tal profecia ? Apenas na Igreja Católica. Já que você não irá se convencer que não tem autorização para estudar a Bíblia, pelo menos leia os versículos e capítulos até o fim. Não escolha as partes que te são agradáveis. Procure observar o contexto e não o texto solto e fora de ordem. Te mando um texto de Santo Agostinho para você refletir: “SE VOCÊ ACREDITA NO QUE LHE AGRADA NOS EVANGELHOS E REJEITA O QUE NÃO GOSTA, NÃO É NOS EVANGELHOS QUE VOCÊ CRÊ, MAS EM VOCÊ.(SANTO AGOSTINHO)"

<< 1 | 2

Novo comentário